quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Acorda Castelo!!!

A Pesquisa Escutec mostrou que apenas 26,8% da população de São Luís aprova a gestão do prefeito João Castelo (PSDB), isso depois de dois anos de governo. Para classe política, opositora ao governo Castelo, isso é um prato cheio, visto que vêem a disputa em 2012 em aberto.

Existem duas maneiras de interpretar da popularidade de João Castelo. Uma delas é negativa. O seu governo a frente da Prefeitura de São Luís não cumpriu com as promessas de campanha, com isso a desaprovação ao governo tucano superou a aprovação. Ou seja, a sociedade está mais descontente do que contente com Castelo há exatos 24 meses. A outra interpretação é um pouco mais animadora para a turma do governo. De outubro do ano passado para cá, o governo do tucano vem realizando aos poucos obras e mudanças em seu secretariado que podem melhorar seu índice de aprovação. Portanto, esse porcentual baixo de aprovação pode alcançar melhores índices, isso para quem sabe investir numa virada.

A curva da popularidade do prefeito João Castelo interessa basicamente aos seus opositores, que apostam em seu definhamento e, com isso, não precisarem de muito dinheiro em campanhas publicitárias de divulgação negativa das ações do governo.

Na verdade, quando os números positivos são substituídos pelos negativos, é hora de descobrir as razões do insucesso. No caso dessa pesquisa em particular, feita pela Escutec, a popularidade de João Castelo não interessa apenas aos opositores, mas é uma peça-chave ao governo para definir a sucessão de 2012. Conforme a inclinação, São Luís terá uma eleição ou plebiscito?

O mais provável é que a próxima eleição para prefeito de São Luís (2012) tenha uma quantidade grande de candidatos, caso a popularidade do prefeito João Castelo continue com esse baixo nível de aprovação. Levando a distância porcentual entre o segundo e o quarto colocados, caso continue esse quadro que se apresenta nesse momento, de apenas 5,3%.

Até lá pode surgir, ainda, um nome que se transforme numa atração e levar a disputa unicamente em torno de sua candidatura. Em minha opinião ninguém tem bola de cristal, mas, diante dos números atuais, o futuro prefeito de São Luís, caso continue esses números de aprovação de João Castelo, deve vencer raspando.

A pesquisa Escutec ponta uma tendência que servirá para que os grupos políticos comecem a discutir com maior ênfase. A análise dos números da pesquisa sugere que Castelo enfatize e concretize o que prometeu, caso contrário seu patamar baixo de aprovação popular continuará.

O tempo costuma emprestar uma blindagem aos que estão no poder. Nesse sentido, é necessário que Castelo consiga iniciar uma virada positiva em sua popularidade ainda durante sua gestão.

Portanto, apenas um indicador afasta Castelo de um aumento de aprovação mais elevada: a realização do que prometeu. A população está atenta e sabe de todas as promessas não cumpridas. Engana-se aquele político que acredita ainda que o povo esqueça rapidamente daquilo que o favorece e que foi

Nenhum comentário:

Postar um comentário