quarta-feira, 22 de junho de 2011

Saúde/ curso de Medicina em Imperatriz

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), implantará, num prazo de seis meses, o serviço de residência médica no Hospital Materno Infantil de Imperatriz, o que irá viabilizar a instalação do curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão (Ufma) no município, realizando assim um antigo sonho da população.

A residência médica atenderá as áreas de pediatria, ginecologia e obstetrícia e neonatologia. Para implantar o serviço, o Governo do Estado investirá R$ 4 milhões na adaptação das instalações físicas do Hospital Materno Infantil de Imperatriz, que também necessitará da contratação de tutores para acompanhar os residentes.

“Essa é uma antiga reivindicação da população de Imperatriz e de toda a Região Tocantina que está sendo atendida pelo Governo do Estado”, destacou o subsecretário de Saúde, José Márcio Leite, ao lembrar que a implantação imediata da residência médica autorizada pelo secretário de Saúde, Ricardo Murad, foi uma determinação da governadora Roseana Sarney.

José Márcio Leite informou que a implantação da residência médica foi solicitada pelo deputado federal Francisco Escórcio em recente reunião do Conselho de Gestão Estratégica das Políticas Públicas do Governo do Maranhão.

O curso de Medicina em Imperatriz, que tem como pré-requisito básico a implantação do serviço de residência médica, foi confirmado pela governadora Roseana Sarney durante audiência com o ministro da Educação, Fernando Haddad, realizada em março deste ano, em Brasília.

Um comentário:

  1. VALÉRIA MACEDO CUMPRIMENTA O GOVERNO DO ESTADO PELA CONFIRMAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA EM IMPERATRIZ

    Em discurso utilizando o tempo da liderança do PDT na assembleia, a deputada Valéria Macedo (PDT), cumprimentou a governadora Roseana Sarney pela confirmação do curso de Medicina em Imperatriz, lembrando que o tema foi parte de seu primeiro pronunciamento naquela Casa.

    “Assim que assumimos fizemos a indicação, a solicitação desse curso de Medicina para Imperatriz que vai beneficiar toda a região centro-sul do Maranhão, agora temos a informação da implantação, no prazo de seis meses, do serviço de residência médica no Hospital Materno Infantil de Imperatriz, o que vai viabilizar a instalação do curso de Medicina, então isso nos gratifica. Parabéns ao Governo do Estado, parabéns por essa atitude da governadora”, disse Valéria, lembrando que antes, em outras legislaturas, o deputado Antonio Pereira (DEM) foi um dos que também fez requerimentos solicitando o curso, ainda os deputados sul-maranhenses Dr. Pádua (PP), Carlinhos Amorim (PDT), Léo Cunha (PSC), parceiros atuais nesta luta em favor do Curso de Medicina em Imperatriz.

    “Todos nós ficamos muito felizes e satisfeitos em saber que o sonho antigo daquela região se tornará realidade e que vai contribuir muito para resolver parte dos problemas de saúde pública da nossa região”, comemorou Valéria.

    Valéria disse que a falta de médicos tornou esses profissionais “raros e muito caros” que dificilmente municípios pequenos, a não ser os municípios maiores, têm condições de contratar e que com a oferta desse curso, possibilitar que as pequenas cidades do interior tenham ali o profissional médico junto com toda equipe de saúde realizando um atendimento adequado e de qualidade para a população.

    “Então quero aqui cumprimentar o Governo do Estado por essa atuação e dizer que nós todos da região tocantina e acredito que todos os deputados do Maranhão aplaudem essa atitude do Governo do Estado”, afirmou Valéria.

    Valéria foi aparteada durante seu discurso pelos deputados Carlinhos Amorim (PDT) e Magno Bacelar ( PV) que também externaram seu contentamento com os avanços para a implantação do Curso de Medicina em Imperatriz.

    ResponderExcluir