sexta-feira, 27 de maio de 2011

UFMA divulga nova nota de repúdio contra matéria da Globo

A Administração Superior da UFMA divulgou nesta quarta-feira (25), nova nota de repúdio contra a matéria jornalística apresentada pela Rede Globo de Televisão, no último dia 24 de maio, em sua edição do Jornal da Globo e reprisada no Jornal Hoje, edição de ontem.

Antes da nota, porém, o blog gostaria de fazer um comentário sobre essa questão envolvendo as universidades brasileiras em geral, e a UFMA em particular. Senão vejamos.

Em primeiro lugar, há muito as universidades brasileiras, principalmente as públicas, têm sido colocadas em um patamar modesto de prioridades nos sucessivos governos federais.

Nem mesmo os oito anos do governo Lula foram suficientes para fazer os devidos reparos aos danos causados por governos irresponsáveis, e de corte neoliberal, que sucatearam as nossas universidades, ainda que a maioria da comunidade acadêmica nacional reconheça os avanços durante os dois mandatos do governo petista.

Em segundo lugar, não há como seperar algumas dificuldades estruturais e acadêmicas da UFMA, por exemplo, desse contexto de crise que há anos abala as universidades brasileiras.

O que não se pode negar, porém, é que a gestão do professor Natalino Salgado conseguiu conquistas importantes para UFMA, muitas das quais apoiadas pela grande maioria dos três segmentos acadêmicos, ou seja: estudantes, professores e funcionários.

Isso sem falar que a seriedade de propósitos, profissionalização e os resultados obtidos pela gestão Natalino Salgado, concorreram para que deputados federais de vários partidos (PT,PC do B, PSDB, PMDB e outros) direcionassem volume de recursos financeiros consideráveis para a UFMA através de emendas parlamentares, o que jamais seria possível sem que hovesse o reconhecimento da seriedade do professor Salgado e da sua equipe.

Portanto, parece-me não ser razoável alguns tentaram desqualificar uma gestão que deu, está e deverá continuar dando certo por conta da matéria da Rede Globo de Televisão que, cá para nós, não é nenhuma santa.

Veja a nota assinada pela Adminsitração Superior da UFMA:

UFMA

A BEM DA VERDADE, consideramos nossa responsabilidade social esclarecer a comunidade acadêmica e a sociedade brasileira acerca do que foi veiculado na matéria jornalística apresentada pela Rede Globo de Televisão, no último dia 24 de maio, em sua edição do Jornal da Globo, e reprisada no Jornal Hoje, em sua edição de 25 de maio. A matéria nos causa perplexidade e indignação e repudiamos veementemente seu teor e substância, como um exemplo de jornalismo que não reflete os avanços e a qualidade da imprensa brasileira.

A Rede Globo distorceu e retirou de contexto as falas do Reitor da Universidade e mostrou imagens da entrada de um depósito de materiais inservíveis, que no passado funcionou como laboratório farmacêutico. Mostrou também algumas salas do Palácio das Lágrimas (prédio tombado pelo IPHAN), já desativado em grande parte, e onde ainda funcionam apenas poucas atividades do Curso de Farmácia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário