pobreza do maranhão, em rede nacional
A pobreza maranhense, ou miséria, como queiram, voltou ser notícia em rede nacional.
Dessa vez o cenário de pauperização foi o município de Vargem Grande, exposto em reportagem do Jornal Nacional, da Rede Globo, na semana passada.
não vamos conseguir mudar este cenário"
O secretário de Articulação Político, Hildo Rocha, por exemplo, defendeu através da sua página no Facebook que “enquanto tratarmos a questão da pobreza no Maranhão apenas como uma questão política não vamos conseguir mudar este cenário”.
ti-ti-ti mudar sim!
O grande problema da declaração do secretário é que por mais que se tenha boa vontade é muito difícil separar uma coisa da outra. E se tratando do Maranhão a coisa fica mais complicada ainda, pois as potencialidades naturais e econômicas do estado gritam desesperadamente anunciando que as causas dos nossos péssimos índices socioeconômicos residem historicamente no território da política.
maranhense......
Mas se é a mau política que justifica em muitos casos a pobreza do nosso estado, cabe encontrarmos caminhos para uma outra direção, ou seja, em direção a boa política e a aí cabe ao conjunto da sociedade o papel de construir as bases para um grande entendimento a favor do Maranhão.
Se por um lado não fica bem para os políticos ligados ao grupo Sarney quererem se eximir de suas responsabilidades históricas pela atual situação do Maranhão, também não ajuda em nada setores das oposições soltarem foguetes em comemoração a cada reportagem nacional que expõe as mazelas desse pedaço de chão brasileiro.
Contudo, há muitas formas de combater a miséria, mas todas elas passam necessariamente pela política, mas política com “P” maiúsculo, sem hipocrisia, demagogia ou apenas sustentada através de retóricas que via de regra só servem apontar os problemas e erros, sem a devida preocupação de propor alternativas concretas para sairmos da lamentável condição de estado mais miserável do Brasil.
fot.blog robert lobato

Nenhum comentário:
Postar um comentário