“Tropa de Elite 2″ estréia nos cinemas
A espera acabou: “Tropa de Elite 2” chega nesta sexta-feira (08) aos cinemas. Com as mesmas cenas de ação, mas com um toque político, a sequência do longa retrata outros dramas vividos pelo Capitão Nascimento, agora no posto de Coronel.
Na mesma semana em que o deputado federal mais votado do Brasil é eleito dizendo que “pior do que está não fica”, o agora Coronel Nascimento (Wagner Moura) discorda afirmando que “nada é tão ruim que não possa piorar”. E em Tropa de Elite 2, os deputados são parte de um sistema em que não há como escapar. E nele, ninguém é inocente.
Mais do que um simples filme de ação, a continuação de um dos maiores fenômenos recentes do cinema nacional abre o leque e atira para todos os lados. E a mira do diretor José Padilha é tão precisa que qualquer um torna-se alvo fácil. Porém, coincidentemente ou não, o filme só chega aos cinemas depois das eleições, evitando seu maior confronto.
Anos depois do primeiro filme, e já com o filho crescido, Nascimento percebe que sua luta não surte efeito. Após ser afastado do Batalhão de Operações da Polícia Especial, o BOPE, o Coronel ganha do governador um cargo de importância dentro do serviço de informação da Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro.
Se a vida profissional parece mais tranquila, a pessoal não. Rosana (Maria Ribeiro), sua ex-mulher, está agora casada com um de seus maiores adversários, o Deputado Fraga (Irandhir Santos), um intelectual de esquerda que luta por tudo o que Nascimento mais despreza: os Direitos Humanos dos criminosos. Para piorar, Fraga tem como um de seus aliados Rafael, o filho do Coronel.
Enquanto no primeiro filme o herói lutava contra o tráfico, agora ele percebe que este inimigo já não é mais uma ameaça. É a própria polícia do Rio de Janeiro, sob o comando do alto escalão da política nacional quem ameaça o bem estar da população sob a forma das milícias. E mesmo que ameace o povo, estas milícias conseguem o apoio popular, o que dificulta ainda mais o combate.
O investimento orçado em quase R$ 15 milhões, fora os custos de divulgação, Tropa de Elite 2 promete repetir o sucesso de três anos atrás e é inegavelmente uma excelente opção para o feriado prolongado.
Arte: Paulo de Tarso Jr.

Nenhum comentário:
Postar um comentário