terça-feira, 7 de junho de 2011

Hospital Geral

O Governo do Estado cumpre mais uma etapa do Programa Saúde é Vida ao entregar, nesta segunda-feira (6), mais cinco leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e o novo Centro Cirúrgico do Hospital Tarquínio Lopes Filho, o Hospital Geral. A entrega foi feita pela governadora Roseana Sarney e pelo secretário de Saúde, Ricardo Murad. Com a reforma e a ampliação da UTI, o Hospital Geral passará a contar com 11 leitos adultos (sendo um de isolamento) padronizados e equipados com o que há de mais moderno no setor.

No programa de reestruturação colocado em prática no hospital foram investidos aproximadamente R$ 6 milhões, sendo mais da metade só para equipamentos. Com esses investimentos, segundo destacou a governadora Roseana Sarney, os serviços prestados pelo Hospital Geral darão um salto de qualidade.

A unidade tem capacidade instalada para realizar 500 cirurgias por mês. Atualmente, funcionando com seis leitos, a UTI recebe em média 30 pacientes por mês, devendo saltar para 45 internações. Para garantir a qualidade dos serviços e a segurança do paciente, foram adquiridos leitos elétricos, aparelhos de monitoramento individuais, respiradores de última geração, incluindo o que permite o deslocamento, caso necessário, para outra unidade de saúde.

O secretário Ricardo Murad explicou que o Centro Cirúrgico foi totalmente reformado e recebeu modernos equipamentos. Com a reforma, passa a contar com cinco salas reequipadas. Os investimentos contemplam a Central de Materiais e iluminação. Dos cinco focos cirúrgicos adquiridos, dois deles utilizam as lâmpadas de LED, que gastam menos, são mais eficientes e adequadas para as cirurgias de maior porte.

“Estamos vencendo mais uma etapa do programa com a inauguração da UTI de alto padrão e o centro cirúrgico. Quem ganha com isso é a população do Maranhão”, enfatizou o diretor geral do Hospital, Luís Alfredo Soares Júnior.

Quem usa os serviços do hospital está comemorando os investimentos. A dona de casa Ivoneide Alves de Sousa, que estava esperando para fazer um exame, disse que as melhorias no hospital são visíveis. “Agora, além de mais serviços, a gente tem um atendimento melhor, em um local mais bem estruturado”, observou.

Padrão de qualidade

O Hospital Geral participa do Projeto Quality, desenvolvido pelo Ministério da Saúde em parceria com o HCor, de São Paulo, no qual o hospital também é avaliado.

Dentro do programa de investimentos, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), autorizou a aquisição de outro equipamento que vai permitir que os índices de infecção hospitalar estejam sempre controlados. Trata-se do filtro EPA, uma tecnologia jamais vista nos hospitais do Maranhão, responsável por purificar o ar da UTI durante todo o dia.

Outro equipamento de destaque é o arco cirúrgico comprado pelo Hospital, que permitirá a realização do CPRE (Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscopica), procedimento cirúrgico que não é encontrado em nenhum serviço público do Maranhão e que tem como diferenciais a redução do tempo de cirurgia e do tempo de recuperação do paciente. O arco faz o raio-x em tempo real.

As cirurgias de ombro e joelho poderão ser feitas com maior segurança e rapidez com o uso do videoartroscopio. Foram adquiridos dois videoendoscopios para as cirurgias abdominais e torácicas.

Residência

Outros setores do hospital também estão reformados para dar mais conforto aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). As enfermarias da clínica cirúrgica já estão todas climatizadas. O mesmo deve acontecer, em breve, com as da clínica médica. Realizando 500 sessões de quimioterapia por mês, o hospital está prestes a ser credenciado pelo Ministério da Saúde como uma unidade referência em atendimento oncológico.

Outro motivo de comemoração pela equipe do Geral é o Programa de Residência em Clínica Cirúrgica e Clínica Médica. Até o final do ano, a unidade de saúde deverá ser certificada definitivamente, o que deve ampliar o leque de opções direcionadas aos acadêmicos da área de saúde.

”O que estamos fazendo aqui é uma grande revolução. Tudo isso para acabar com essa imagem negativa de que hospital público tem de ser sinônimo de mau atendimento, ineficiência e sujeira”, frisou o secretário Ricardo Murad.

O Hospital Tarquínio Lopes Filho oferece quase 30 especialidades médicas. As consultas são marcadas de segunda a sexta-feiras, das 8h às 18h. No Geral, podem ser feitos também exames de ultrasonografia, raio X, tomografia (marcação via Central de Marcação de Consultas – Cemarc) e mamografia, com a agendamento feito na unidade, no mesmo horário da consulta.

Maior capacidade

Com esses investimentos, os serviços prestados pelo Hospital Geral terão ainda mais qualidade. A unidade tem capacidade instalada para realizar 500 cirurgias por mês. No mês de maio, foram 330. O número de cirurgias depende da quantidade de leitos disponíveis naquela casa de saúde.

Com o Geral funcionando a pleno vapor, será possível começar a resolver o problema das filas de espera por uma cirurgia eletiva. Hoje, segundo o diretor geral, são mais de duas mil pessoas nessas condições cadastradas no hospital. A marcação aos sábados e a realização dos mutirões das especialidades de maior demanda serão algumas das estratégias para desafogar o atendimento no setor.

A rotina do Hospital será restabelecida com a realização de cirurgias ortopédicas (joelhos e ombros), além das abdominais. Também fazem parte das cirurgias disponibilizadas as relacionadas às especialidades de otorrinolaringologia, oncologia, urologia, torácica, geral.

O Hospital Tarquínio Lopes Filho oferece quase 30 especialidades médicas. As consultas são marcadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. No Geral, podem ser feitos também exames de ultrasonografia, raio X, tomografia (marcação via Central de Marcação de Consultas – Cemarc) e mamografia, com a agendamento feito na unidade, no mesmo horário da consulta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário