Equivoca-se quem pensa que o governo perdeu
Não consigo assimilar a ideia de derrota do Governo do Maranhão ou da própria governadora Roseana Sarney (PMDB) com a eleição para a presidência da Assembleia Legislativa do deputado estadual Arnaldo Melo (PMDB).
É verdade que a disputa poderia ter sido evitada, mas infelizmente ficou claro que faltou habilidade política para que isso acontecesse. Entretanto o embate foi entre dois Blocos de Governo, sendo assim não teria como se imputar uma derrota a Roseana Sarney, até mesmo porque a governadora deixou claro que não interferiria no processo.
A chapa “União pelo Maranhão”, vencedora da eleição da Assembleia Legislativa, contém oito deputados da base governista e apenas um de oposição. Na chapa derrotada haviam duas deputadas de oposição, e se voltarmos um pouco mais, logo no início das negociações para a composição da Mesa Diretora, seriam três vagas para a oposição.
Além disso, o Bloco União Democrática, liderado pelo deputado Eduardo Braide (PMN) e que é um Bloco de Governo, conseguiu aglutinar para sua base e conseqüentemente para a base governistas três deputados do PSDB (Neto Evangelista, Gardênia Castelo e André Fufuca), reduzindo ainda mais a oposição na Casa.
Sendo assim, não consigo ver uma derrota governista, ao contrário, a base do Governo que antes tinha 30 deputados, estendeu-se para 33 parlamentares contra apenas 09 da oposição.
A própria declaração do presidente Arnaldo Melo, após a eleição reflete bem esse sentimento. “O governo foi o vencedor. Somos a maioria na Mesa Diretora e conseguimos o apoio da oposição. Não haverá feridas e, espero não ter deixado nenhuma mágoa.”
O 2º secretário da nova Mesa Diretora, o deputado estadual Jota Pinto (PR) também define a vitória da chapa “União pelo Maranhão”, como uma vitória da base governista.
“Essa foi uma vitória da união dos deputados que decidiram, pela maioria, escolher o deputado Arnaldo Melo. Um deputado da base do governo, do PMDB, alinhado ao governo. Essa é uma vitória do governo. A maioria dos deputados é da base do governo”, afirmou.
Claro que pelo embate ficam feridas que podem ser cicratizadas imediatamente ou demorar um pouco mais, mas na hora de votarem matérias de interesse do Governo e principalmente do Maranhão, não tenho dúvidas que estarão “juntos” na votação. Ou seja, não haverá prejuízo para a governadora Roseana Sarney em sua governabilidade.
Agora se a vitória pode ser considerada uma estratégia para enfraquecer o deputado Ricardo Murad (PMDB), isso pode ser abordado em outra postagem, mas mesmo que isso fosse verdade, o que ainda não acredito, isso não significa uma derrota do governo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário